Manifestantes e forças federais entram em confronto em Portland, nos EUA

Ativistas protestam contra o racismo e a violência policial e chegaram a cercar dois prédios do governo e a cadeia local.

Por Paulo Pereira em 22/07/2020 às 09:24:45

Forças federais dos Estados Unidos entraram em confronto com manifestantes em Portland, no estado do Oregon, na madrugada desta quarta-feira (22).

Os manifestantes estão nas ruas do centro da cidade desde a noite de terça-feira (21). Eles protestam contra o racismo e a violência policial.

Nesta madrugada, os manifestantes chegaram a cercar dois prédios federais e também a cadeia local.

Policial federal chuta uma lata de gás lacrimogêneo durante manifestação em Portland — Foto: Caitlin Ochs / Reuters

Policial federal chuta uma lata de gás lacrimogêneo durante manifestação em Portland — Foto: Caitlin Ochs / Reuters

Tropas federais foram enviadas a Portland na semana passada, pelo presidente Donald Trump, e prenderam centenas de pessoas, mesmo sob duras críticas do prefeito e da governadora, que são do partido Democrata.

A procuradoria de Oregon denunciou as forças de segurança por violações dos direitos civis, e, nesta terça, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos fez um apelo para que Washington respeite os direitos humanos.

Trump disse que quer espalhar essa tática pelo país e citou uma série de cidades como Chicago, Nova York, Detroit, Philadelphia e Baltimore, todas comandadas pelos democratas.

Fonte: Da Redação com G1

goodday

Comentários

Fortes do Brasil