Revisitando as tendências 2020

Por Paulo Pereira em 28/04/2020 às 09:14:09

Estamos vivendo tempos diferentes – nos adaptar a trabalhar a dist√Ęncia; entrar no universo digital definitivamente, ser (ainda) mais dependente de conex√£o e dados – mas ser√° que nossos negócios, empresas e times est√£o tendo que aprender li√ß√Ķes novas durante a crise do Covid19 ? Um dos relatórios mais importantes e influentes do mundo, o do Future Today Institute, todo in√≠cio de ano aponta os vinte principais tópicos que ser√£o as tend√™ncias à frente. O Tech Trends Report j√° se tornou uma refer√™ncia para antecipar as ci√™ncias emergentes e tend√™ncias tecnológicas que influenciar√£o negócios, governos, educa√ß√£o, m√≠dia, e sociedade a cada ano. O de 2019 havia sido o maior relatório j√° produzido pelo instituto, com identifica√ß√£o de 315 tend√™ncias dentro dos vinte tópicos relacionados.

Um dia, a retrospectiva vai nos mostrar nossos erros e acertos desse per√≠odo mas, por hora, temos o futuro para vislumbrar. Mais do que a intui√ß√£o, é preciso identificar riscos e trabalhar em oportunidades emergentes. Por isso, visitar o relatório 2020 e avaliar as 406 tend√™ncias emergentes que o fizeram superar a edi√ß√£o anterior, com mais de trinta tópicos vale muito nesse momento.

E uma nova década come√ßou e vimos as previs√Ķes que nos levariam ao futuro até o dia em que a terra parou. Parafraseando Raul Seixas vimos o dia em que "o empregado n√£o saiu pro seu trabalho pois sabia que o patr√£o também n√£o "tava l√°. Dona de casa n√£o saiu pra comprar p√£o pois sabia que o padeiro também n√£o "tava l√°¬Ö"

Certamente o Covid19 trouxe um cen√°rio mundial dif√≠cil de ser previsto em estudos futuristas. Provocando problemas grav√≠ssimos de sa√ļde, crise econ√īmica (que ainda n√£o sabemos qual dimens√£o ter√°) e uma nova rela√ß√£o de consumo. Mas alguns negócios, empresas e times conseguiram se adaptar mais rapidamente à nova realidade que outros. Justamente aqueles que estavam mais próximos do cen√°rio que o relatório nos traz.

Creio que estamos em um ponto de inflex√£o para tecnologias e tend√™ncias que moldar√£o o mundo de amanh√£. Como AI com sistemas que podem ser treinados em horas, em vez de semanas. Disponibilidade generalizada de fundos negociados por algoritmos. Civiliza√ß√£o humana fora do planeta. Animais de bioengenharia, prote√≠nas vegetais e fazendas internas movidas a rob√ī. Carros, caminh√Ķes, navios e avi√Ķes de combate aut√īnomos. Computa√ß√£o qu√Ęntica. Redes 5G funcionais.

Mas como fazer a conex√£o entre tecnologias e as incertezas que o futuro nos deixa: Quanto tempo ir√° durar o isolamento (seja em qual escala for)? Como ser√° a recupera√ß√£o da economia? O que ser√° dos pequenos negócios e profissionais aut√īnomos no curto prazo? O que sobrar√° de negócios n√£o digitais? Como se resolver√° o conflito de leis antigas com as novas tecnologias?

Em outro aspecto: O que mudar√° na rela√ß√£o das pessoas com sua sa√ļde f√≠sica e emocional? A sociedade ser√° mais colaborativa de fato? E o clima? E meio ambiente?

O relatório 2020 colocou esses pontos e um levantamento de 26 cen√°rios futuros – claro que nenhum previa a crise atual – mas curiosamente cita a preocupa√ß√£o real da "prolifera√ß√£o de superbactérias e novas epidemias".

No lugar de p√Ęnico, informa√ß√£o. No lugar de desespero, planejamento. Vale aproveitar o momento e focar nossos esfor√ßos em planejar nossos negócios para uma era de inova√ß√£o tecnológica, mensura√ß√£o e surgimento de solu√ß√Ķes que impulsionar√£o a humanidade. Agora, mais do que nunca, precisamos usar o potencial das tend√™ncias tecnológicas, enxergar os sinais e nos adaptarmos para crescer e sobreviver.

Pensar exponencialmente. Agir de forma incremental. Lembrando sempre que o futuro ainda n√£o est√° escrito. N√£o ser√° f√°cil, mas ser√° o que cada um de nós fizermos dele a partir do hoje.

*As opini√Ķes assinadas s√£o de responsabilidade de seus autores e n√£o representam, necessariamente, a posi√ß√£o do portal jornal do sert√£o. .


Cris Alessi

Cris Alessi

Fonte: Da Redação Rio Mais

Comunicar erro
radioweb

Coment√°rios

Anuncie Aqui